Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gerar PDF Imprimir
Recomendar

Sistema de Fragilidade Dirigida

A FARCIMAR foi fundada em 1989 e é hoje uma empresa de referência no ramo da pré-fabricação. Com sede em Arouca, fornece soluções técnicas e produtos dirigidos a todo o tipo de construção civil, com destaque para vias de comunicação e agricultura.

Conta com uma equipa técnica altamente qualificada para dar resposta aos vários desafios que lhe são colocados e alia a essa competência a exigência da escolha criteriosa dos materiais que melhor respondem aos requisitos técnicos da sua oferta. Esta conjugação de competência e exigência faz da CIMPOR um parceiro de referência da FARCIMAR.

Em 2002 a FARCIMAR adquiriu para todo o território nacional a licença de exploração da patente do sistema de Fragilidade Dirigida (F. D. System) para a realização de encontros de obras de arte e muros de suporte em Terra Armada.

É assinalável o sucesso alcançado pela FARCIMAR ao longo dos dez anos de exploração da licença sendo prova disso os mais de 100.000 m2 de muros construídos em Portugal.


EXEMPLOS de OBRAS:

EN326 Mansores – Arouca

Empreiteiro – Ferrovial Agroman, S.A.
Dono de obra – ICOR – Instituto para a Construção Rodoviária
Projectista – COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA
Ano de execução – 2002 / 2003
Superfície – 12.393,32 m2


A7/IC5 – Guimarães/Fafe

 

Empreiteiro – Sociedade de Empreitadas Adrianos, S.A. / A.M. Mesquita & Filhos, S.A.
Dono de obra – AENOR - Auto Estradas do Norte, S.A.
Projectista – Norvia – Consultores de Engenharia, S.A.
Ano de execução – 2004 / 2005
Superfície – 6.662,16 m2

  


SCUT do Grande Porto - A4/IP4 – Sendim/Aguas Santas

 

Empreiteiro – MonteAdriano, S.A.
Dono de obra – LUSOSCUT – Auto Estradas do Grande Porto, SA
Ano de execução – 2005 /2006
Superfície – 6.356,20 m2

 


Ampliação das Instalações da Lactogal – Oliveira de Azeméis


Empreiteiro – Silva Brandão & Filhos, Lda
Dono de obra – Lactogal – Produtos Alimentares, S.A.
Projectista – Fase – Estudos e Projectos, S.A.
Ano de execução - 2007
Superfície – 3.818,65 m2

 

Terra Armada – De que se trata ? Fragilidade Dirigida – O que é?

 

A Terra Armada é uma solução construtiva mista composta por solo granular seleccionado, um paramento exterior em painéis de betão armado e armaduras de reforço embebidas no solo e ancoradas nos painéis com a finalidade de resistir aos impulsos horizontais.

A interacção destes três elementos, permite obter um corpo coeso e monolítico capaz de suportar o seu peso próprio e as sobrecargas exteriores.

 

O sistema de Fragilidade Dirigida consiste em dotar o interior dos painéis de zonas localizadas de menor espessura que constituem indutores de fissuras originando linhas de rotura preferencial que, sem prejuízo do monolitismo do conjunto, aumentam a flexibilidade do paramento.

Com este sistema os paramentos adaptam-se plenamente às deformações próprias do conjunto, exercendo sobre elas uma acção de controlo e de regularização cujo resultado é uma maior integridade física da obra no seu funcionamento e também do ponto de vista estético.

Este sistema, em relação ao tradicional, possibilita a utilização de painéis de maior altura, o que permite obter vantagens na montagem como seja o elevado rendimento, a elevada independência com o movimento de terras, a facilidade e rapidez de execução para além da maior economia.

Ao nível do funcionamento verificam-se também vantagens como seja a possibilidade de alcançar alturas superiores a 20 m, o melhor comportamento no caso de solos de baixa qualidade, o melhor comportamento sísmico e a aptidão para obras susceptíveis de inundação.

 

A aposta da FARCIMAR em tecnologias e produtos inovadores é uma das razões porque tem acompanhado o desenvolvimento dos diferentes cimentos, conseguindo tirar vantagens técnicas e económicas da utilização de cada um na sua variada gama de produtos. Cliente de longa data com consumos anuais regulares sempre superiores a 5000 t e dando primazia ao CEM II/A-L 42,5 R, que representa mais de 90% do seu consumo, a FARCIMAR foi a pioneira da utilização do CEM II/B-L 42,5 R tanto na prefabricação ligeira como na produção de betões de classes convencionais.

É este tipo de posicionamento empresarial e de aposta em parceiros de reconhecida competência técnica, capazes de desenvolver soluções inovadoras, que estão por detrás do reconhecido sucesso da FARCIMAR.

 

©2020 Grupo Cimpor