Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Gerar PDF Imprimir
Recomendar

Ambiente


A indústria do Betão Pronto não trabalha com produtos agressivos, tóxicos ou perigosos, que causem lesões imediatas.
No manuseamento das matérias primas e durante o processo de fabrico são tomados os cuidados necessários e é utilizado o equipamento adequado para preservar o meio ambiente, destes, destacamos:

• A manipulação do ligante é feita em circuito fechado. Os topos dos silos de ligante estão equipados com filtros compostos por mangas filtrantes e com sistema de contra-lavagem por ar comprimido, reaproveitando-se integralmente o pó recolhido no sistema de filtragem durante a trasfega do ligante, caindo este por gravidade no interior do silo. Este processo origina a saída do ar já filtrado para a atmosfera.

• Os agregados poderão ser descarregados directamente para o transportador e posteriormente ensilados ou armazenados ao ar livre em compartimentos próprios (baias) onde são humedecidos por aspersores de modo a que durante a sua movimentação não sejam libertadas poeiras e não haja misturas de granulometria. (foto das baias com os aspersores)

• Os transportadores e as suas bocas de descarga são cobertos com oleado ou chapa, de forma a conterem as poeiras libertadas durante a movimentação dos agregados.

• As poeiras resultantes da circulação dos veículos no interior do Centro de produção são combatidas com a pavimentação das zonas de circulação e quando necessário é efectuada a rega dessas zonas. • A generalidade dos Centros de Produção está equipada com recicladores de betão para onde são conduzidas as águas provenientes da lavagem da central, das viaturas de transporte e bombagem assim como sobras de betão e cuja principal vantagem, para além da recuperação dos resíduos sólidos (agregados), é o aproveitamento e reutilização das águas no processo produtivo, substituindo parte ou a totalidade da água de amassadura.

Com a existência destes equipamentos é fechado o ciclo da total recuperação de resíduos e águas residuais industriais, integrando as centrais de betão pronto nas indústrias não poluentes.

©2020 Grupo Cimpor